Olá querido leitor,

No post de hoje, falaremos sobre a organização da família das panelas e seus parentes próximos: panela de vidro, ágata, teflon, com revestimento cerâmico, antiaderente, ferro, cobre, alumínio, inox, pedra, elétricas e as frigideiras, leiteiras, chaleiras, espagueteiras, etc.

Quando organizamos um espaço é uma regra sempre reunirmos tudo relacionado aquele objeto, ou seja, juntamos a família.

A forma de organizar dependerá muito da quantidade de panelas que você tem e do espaço disponível, mas de forma geral seguem algumas dicas:

1- Separe as panelas do dia a dia e as de uso esporádico.

2- O ideal é guardar as panelas de uso diário próximas ao fogão. Com isso, você ganhará agilidade na hora de cozinhar.

3- Para contribuir na manutenção da limpeza e para evitar que as panelas escorreguem, sugerimos que você forre a superfície com forro emborrachado. Você consegue comprar por metro em lojas especializadas em organização ou também em lojas de departamento como Leroy Merlin, Carrefour, Camicado.

4- Se tiver espaço, guarde as panelas com suas respectivas tampas (como mostramos na foto). Se isso não for possível, guarde uma panela dentro da outra, da maior para a menor, assim você vai ganhar mais espaço. Isso vale também para as frigideiras.

5- Muito importante: proteja o teflon das suas panelas e frigideiras utilizando um pedaço de feltro, que é a nossa preferência, mas você também pode utilizar uma folha de papel toalha, plástico bolha ou tecido. É possível comprar feltro por metro e não é caro.

6- Sabe aquele seu jogo de panelas queridinho  tipo “Le Creuset”? Muito cuidado na hora de guardá-lo e sempre proteja a tampa com um pedaço de feltro. Afinal, ninguém quer ter uma surpresa desagradável ao pegar sua panela e ver que está riscada ou lascada.

7- As panelas de uso eventual (festa/réchaud/fondue/etc.) podem ser guardadas em um local separado das demais.

8- No quesito organizador de tampa, informamos que existem vários modelos disponíveis no mercado, veja o que melhor se adequa ao seu espaço. Super fácil de encontrar até em hipermercados como Carrefour.

E você, onde você costuma guardar as suas panelas? Debaixo da pia, em gavetões, dentro do armário ou no tradicional paneleiro da casa da avó?

Gostou deste texto? Compartilhe com uma amiga. Quem sabe este é o incentivo que ela precisa para iniciar o processo de organização da cozinha dela?

Gratidão por ter dedicado alguns minutos do seu tempo para esta leitura.

Até a próxima semana!